Raja Yoga - Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Raja Yoga - Congressos

Um breve histórico dos Congressos da Suddha Dharma no Brasil

O primeiro Congresso da Suddha Dharma no Brasil foi realizado em Ribeirão Preto-SP, em 1975; depois, todos os anos, outros Ashramas do Brasil patrocinaram essa modalidade de encontro, tendo se tornado, efetivamente, um marco histórico e importante nas atividades Suddhas, com a presença de muitos membros e, em várias oportunidades, com a participação de Sri Vayera Yogui Dasa (Dom Benjamin Guzman Valenzuela), chileno, Mestre e Instrutor para o mundo ocidental. Durante muitos anos, esses eventos aconteceram de forma fraternal, harmônica e agradável, na abordagem de temas importantes alusivos à doutrina.

A partir de 1984, quando ocorreu o mahasamadhi (desenlace) de nosso querido Mestre Sri Vayera, começaram a ocorrer gradativas e progressivas alterações na forma de instrução e prática da doutrina Suddha, por parte de algumas áreas. Lamentavelmente, isso envolveu, inclusive, a instrução oriunda da sede mundial, na Índia. O sistema adotado aqui no Ocidente, com a supervisão do Mestre Janárdana e Sri Vayera, desde da passagem do Mestre hindu, em 1965, pela América, vinha se desenvolvendo de forma saudável e equilibrada.

Na realidade, para aqueles que assimilaram a essência da doutrina Suddha, compreenderam que ela é a Síntese das Religiões, Filosofias e Ciências e, que, portanto, não deveria ser enquadrada como algo particular, dentro de outros sistemas. Existem textos claros e diretos dos Grandes Mestres Suddhas, tais com Subramanyananda, Sri Nivasachariar, Janárdana, Sri Anantram e Sri Vayera, que abordam os graves riscos dessa mescla. Não obstante respeitarmos todas as doutrinas úteis e necessárias (sarvam avasyakam), não deveríamos situá-la como apenas mais uma doutrina particular.

Assim sendo, convivemos, com certo constrangimento, com essas mutações, do período de 1984 até 1999 em nossos Congressos, quando então, atingiu um ápice esses desvios, o que nos levou a retornar às instruções básicas dos Mestres Suddhas; dessa maneira, os Ashramas que aceitaram o sistema tradicional prescritos por Janárdana e Sri Vayera, decidiram realizar esses eventos separadamente. Por essa razão, realizamos, a partir daquela data, os seguintes eventos:



Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto /SP Brasil